Powered By Blogger

VET MOSCON

VET MOSCON
Paixão pelos Equinos!

sábado, 23 de janeiro de 2010

MORTE SÚBITA EM OVINOS

No final de semana passado, os residentes e nós estagiários fomos chamados para um emergência na fazenda Águas Claras (FAL), que pertence a UnB. A emergência devia por ter morrido vários animais de forma misteriosa.
A primeira suspeita, levantada pelo professor José Renato foi a enterotoxemia, que, em resumo, é causado pela abundância de concentrado com pouca fibra. Na necrópsia pode-se observar hidrotórax, que é a presença de água na cavidade torácica.
A necrósia que foi chefiada pelo professor Fábio Ximenes, não foi conclusiva, por isso ainda está sendo estudada, mas o que pode aumentar as suspeitas é que foi dado medicação para combater a enterotoxemia e assim nenhum animal mais morreu. Só não é conclusivo, pois o medicamento também combate outras enfermidades que são suspeitas. Um outro achado que deve ser mencionado é a abundância de sal mineral no rúmen.

Abaixo, alguns sinais de normalidade na necrópsia.




3 comentários:

  1. essa materia me ajudou muito no curso tecnico em agropecuaria meu nome e Elaine Seibel tenho 19 anos e adorei amateria MT.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI Elaine, que bom que lhe ajudou. Obrigado pela visita e volte sempre que puder, abraços.

      Excluir
  2. Ola boa tarde, meu nome é francisco Rodrigues, sou de araripe-ce aqui em um sitio morreu repentinamente muitos ovinos até então sem respostas, mas agora vamos fazer uma necropsia para ver o que ocorreu aqui tambem.

    ResponderExcluir