Powered By Blogger

VET MOSCON

VET MOSCON
Paixão pelos Equinos!

domingo, 10 de janeiro de 2010

CESÁRIA OVELHA - RELATO DE CASO

No dia 05-01, recebemos uma emergência de uma ovelha, que estava entrando em trabalho de parto, com aproximadamente uma semana de antecedência com evidência de que os borregos estavam em sofrimento ou até mesmo mortos. O residente Hernane de Paiva, fez o atendimento e ao visualizar a cérvix aberta com secreção purulenta e escura (fato que comprovava o diagnóstico inicial) já avisou a proprietária que não haveria outra opção que não a cesariana. Dito isso preparamos o animal, fazendo a tricotomia do local da cirurgia.

Contemos o animal no centro cirúrgico, adaptando para pequenos ruminantes, já que o mesmo é específico de grandes animais.

A contenção feita, demos início a anestesia do animal, chefiada pela residente Mariana.

Esperamos o efeito da anestesia local, para podermos fazer a incisão, a partir do 2 espaço intercostal, para podermos ter acesso ao útero, para também realizar a incisão e assim chegarmos nos borregos.


Ao chegarmos ao útero, localizamos os fetos e assim a incisura do local, atentando para o fato de não cortarmos as carúnculas uterinas, assim feito retiramos os animais que estão na foto abaixo (já mortos).


Retiramos os animais mortos e suturamos o útero.



E, 3 horas depois, a cirurgia foi um sucesso... em breve postarei o pós – operatório que tem sido bastante conturbado.

3 comentários: