Powered By Blogger

VET MOSCON

VET MOSCON
Paixão pelos Equinos!

domingo, 15 de janeiro de 2012

BROCA DE CASCO EM EQUINOS

O equino Novato, macho, castrado, 7 anos, no dia 06/01, ao fazer seu passeio matinal, foi detectado uma claudicação grau 3 (evidenciado pelo movimento de cabeça ao pisar com o membro afetado ao solo). Ao realizarmos o exame clínico geral e após o específico, foi identificado uma broca de casco no MTE.

A Broca dos cascos do equinos é uma contusão seguida, algumas vezes, de mortificação dos tecidos que revestem as partes internas dos cascos dos cavalos, podendo, segundo o aspecto da lesão, receber os nomes de: Broca seca, úmida ou supurada. As lesões causadas pela broca dos cascos dos equinos produzem necrose local, dor e manqueira e têm como origem um traumatismo ( contusão ou ferimento). A princípio sempre existirá uma lesão fechada que provocará dor muito intensa, impedindo o animal de colocar a pata no chão e o diagnóstico só será possível, no início do processo, através de pressão nas diversas partes do casco, até localizar uma área de maior sensibilidade.

Para termos a certeza do local de reação dolorosa, utilizamos a pinça de casco, onde o animal reagiu ao pinçarmos o local da broca. Perante o diagnóstico e a dor intensa que o animal estava demonstrando, o Cap. Med Vet PM Pacheco fez a abertura do local, drenando secreção purulenta (demonstrando infecção). Ao ser iedentificado a infecção, o Capitão prescreveu penicilina para combatê-la.
Quase 10 dias se passaram, o animal apresentou melhora, mas como no fim de semana não foi feito os curativos e nem a medicação indicada (AINE - maxicam gel + atb) o animal teve uma recidiva e acabu por piorar. Nessa semana iremos realizar um outro tratamento, mais evasivo e postarei o estado e vídeos do animal ao trote e ao passo.
Segue abaixo fotos do animal sendo casqueado pelo soldado Itamar.







2 comentários:

  1. meu cavalo tem um problema parecido so que eu ja levei em dois veterinarios mais nem um dos dois me deu uma soluçao para o problema . se augem suber um diagnostico completo por favor mande um recado para o meu msn (natan.kpela@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi bom tarde estou estou com um problema,uma vaca com broca nos casco o que devo fazer sacrificar ela ou não me dão uma solução por favor obrigada

    ResponderExcluir